Você já ouviu falar sobre flores secas? É provável que você já tenha visto algum arranjo com elas – eles são lindos e precisam de pouca manutenção! Mas viemos contar para você como usar flores secas para dar um toque especial na sua arte.
Hoje vamos te ensinar uma das várias maneiras que existem para secar flores e folhas. A técnica de hoje é a mais fácil e custa super pouco.
Nós vamos mostrar como fazer com a gérbera e algumas hortênsias. Não se preocupe, caso não tenha estas flores, você pode fazer isso com qualquer planta! Pode ser alguma que tiver em seu quintal ou que achar na rua. Você só precisa seguir esses passos.
Passo 1
Você irá precisar de livros, papel manteiga e, é claro, a planta que você decidir secar.
Passo 2
Agora é a hora de separarmos a flor que gostaríamos de usar.
Passo 3
Agora vamos cortar o papel manteiga de um tamanho que possa ser dobrado e caiba dentro do livro.
Passo 4
Com o material pronto, vamos colocar o papel manteiga e a flor dentro do livro.
Passo 5
Coloque ele deitado e coloque pesos em cima, aqui iremos utilizar outros livros.
DICA: É importante não colocar muitas flores juntas, para que o local não fique muito úmido e elas não sequem.
Cada flor ou folha leva um tempo diferente para secar. As gérberas levam de 2 a 3 semanas para ficarem totalmente secas. Já a hortênsia demora de 3 a 4 dias. E como podemos saber que a flor está pronta? Todas elas ficam com uma textura como se fosse papel. Algumas ficam tão sensíveis que chegam a quebrar ao toque.
Agora que ela já está pronta é só soltar a criatividade!
Para conservá-la o ideal é passar verniz para arte e guarda-lá em uma caixinha com canela em rama ou cravo, assim evitamos bichinhos ou outros visitantes indesejados.
Gostou desta técnica? Marque a gente em suas artes no instagram – é só buscar por @bariskas_ !
Este é um post autoral, e a reprodução parcial ou completa deste conteúdo sem autorização da Bariskas, incluindo as imagens autorais, é proibida e protegida por lei. O conteúdo expresso neste texto é de apenas caráter informativo. A Bariskas não se responsabiliza por quaisquer decisões ou ações tomadas por indivíduos decorrentes da leitura deste conteúdo.
Colaboraram para este post junto à equipe Bariskas: Marcella Takahara (@a.mar.artes)