Se você está querendo entrar no mundo artístico, seja com lettering, aquarela, lápis de cor, temos que começar por algum lugar, não é? Às vezes o problema é: por onde?
Pensando nisso gostaríamos de te dar algumas dicas para te ajudar neste início.
Onde aprender?
Existem ótimos cursos pagos presenciais e on-line que nos ensinam a desenhar, se você tem condições de pagar por algum, isso é ótimo!
A Bariskas mesmo possuía uma série de cursos presenciais para desenho, caligrafia, lettering e muito mais antes da pandemia começar, em 2020.
Geralmente nesses cursos você tem acesso a um conteúdo melhor explicado e detalhado, com exercícios, lista de materiais e etc, além de contato direto com o artista/professor.
Então se decidir começar um, faça uma pesquisa, tente falar com algumas pessoas que você sabe que fizeram o curso, leia comentários sobre eles e até mesmo fale com aquele artista que você gosta do trabalho pedindo alguma indicação. Leia a descrição do curso e veja se ensina aquilo que você está buscando.
Assim que todo mundo estiver vacinado e for seguro novamente aglomerar, retomaremos nossos cursos presenciais!
E se não temos dinheiro para esse investimento? Não tem problema. É possível sim aprender a desenhar e pintar somente com tutoriais gratuitos disponíveis em várias plataformas. Talvez você encontre mais dificuldades ao tentar aprimorar a sua técnica, mas isto não o impede de aprender.
Como existe muito material por aí devemos explorar tudo o que conseguirmos, assistindo tutoriais de vários artistas, que desenham coisas diferentes e também em plataformas variadas.
Como escolher os materiais?
Independente se será para passar tempo ou como trabalho, de início, não precisamos gastar uma fortuna com materiais profissionais/alto padrão.
A Bariskas fez uma série de posts explicando as diferenças entre os materiais e sugerindo opções super em conta para qualquer um começar a fazer arte agora mesmo!
Você perdeu? Então dá uma conferida:
- Qual brushpen escolher?
- Qual caneta escolher?
- Qual lápis de desenho escolher?
- Qual papel escolher?
- Para que servem marcadores permanentes?
O importante agora é termos um material de boa qualidade sem gastar muito.
Devemos procurar por marcas conhecidas e que tenham um bom custo benefício. Conforme a nossa técnica e conhecimento for aumentando podemos pensar em ir aos poucos investindo em materiais com um preço mais alto.
Até porque, de início, como ainda estamos aprendendo a usar tudo, a tendência é que exista um gasto maior do material, já que iremos aprender a utilizá-lo e treinar muito. Ou seja, foque nos materiais que são ou da linha escolar ou estudante, ambas oferecem materiais de qualidade com ótimo custo.
O que eu vou desenhar?
De início é muito difícil que a gente já tenha um estilo próprio ou consiga criar um desenho autêntico.
Neste momento não precisamos nos preocupar em fazer algo que ninguém fez. A criatividade e estilo próprio vem com o tempo. Quanto mais a gente estuda, busca referências e treina, mais informações coletamos e mais fácil fica criar algo, isso significa que você irá aos poucos ganhando conhecimento e aumentando (como se fosse uma) biblioteca mental de tudo o que já viu e desenhou.
Então está tudo bem agora no início copiar o desenho de alguém, isso faz parte do treino e nos ajuda a criar repertório para o futuro. Mas se formos tornar esse treino público, colocando essa imagem em alguma rede social, devemos dar os devidos créditos a pessoa que fez a imagem original.
Lembre-se, a cópia só serve para treino.
Qual a rotina de quem faz arte?
É importante separar um dia e hora fixo na agenda para que esse momento seja dedicado ao estudo.
Planeje os dias que irá estudar e os dias que irá praticar, crie alguns desafios e exercícios, isso irá te incentivar e te dará uma meta.
Guarde os desenhos que fez. Eles serão um guia para vermos a evolução conforme o estudo e treino avançar. E use eles como um desafio, pegue um desenho antigo e tente mudar algo, faça melhor, utilize técnicas novas que aprendeu.
Saiba que pintar e desenhar exigem técnicas diferentes, então não tem problema nenhum que de início a gente só faça desenhos com um papel comum, um lápis e uma borracha e conforme a nossa segurança aumente e a técnica melhore vamos aumentando o número de materiais que utilizamos.
Todo material novo que você usar também exige estudo, dedique um tempo para entender como funciona e se você se adapta a ele.
Por fim, paciência é a palavra chave. Vá com calma e não desista.
Agora que você já sabe como começar, que tal compartilhar sua arte com a gente? Marca a gente no instagram (@bariskas_) para vermos!!
Colaboraram para este post junto à equipe Bariskas: Marcella Takahara (@a.mar.artes)