Você também tem vontade de desenhar árvores mas não sabe por onde começar? Então vem com a gente, vamos te ensinar!
Desde criança desenhamos árvores nas escolas e exercícios infantis, não é mesmo?! É uma das figuras mais básicas que nos ensinam a desenhar! A mais comum delas é, sem dúvidas, a macieira: aquela árvore que parece um grande arbusto verde com bolinhas vermelhas. Nesse post queremos te dar algumas dicas para você desenhar qualquer espécie de árvore e o melhor de tudo, é mais fácil do que você imagina.
Pesquise e explore
Já se dedicou a observar com atenção as árvores ao redor da sua casa? Talvez aquelas que você vê todos os dias, mas nunca olhou cuidadosamente para o formato, detalhes, textura do tronco e folhas.
É muito interessante iniciar uma pesquisa, separar algumas referências e perceber o quanto cada árvore é única e com características muito singulares.
Esboce o tronco e as folhas
Depois que decidir qual árvore quer desenhar, você pode partir para o esboço.
Use linhas leves e soltas para definir a posição do tronco.
Ele pode ser bem reto com galhos se espalhando só no topo da árvore, ou bastante irregular e retorcido, explore as possibilidades.
Use formas circulares e ovais para marcar as áreas de folhagem.
Atente-se à proporção entre os galhos
Uma vez que seu esboço estiver pronto, você pode começar a definir os detalhes dos galhos. Crie ramificações dando atenção à proporção entre eles, a cada divisão o galho seguinte fica mais fino que o anterior.
Como desenhar as folhas?
Quando observamos uma árvore, por inteiro, dificilmente vemos com detalhe cada uma de suas folhas.
Então, na hora de desenhar, tente criar a textura das folhas juntas, em vez de colocar no papel cada uma separadamente.
Isso, claro, considerando que o modelo não é de uma árvore com folhas muito grandes, como uma palmeira, por exemplo.
Para dar mais volume ao seu desenho, crie algumas sobreposições entre as folhagens, detalhando mais as que estão na frente.
Capriche na textura do tronco
Para criar a textura do tronco, misture linhas verticais de diferentes tamanhos e espessuras, que acompanhem o formato da árvore. Você pode também criar algumas manchas e pontos, imaginando camadas da casca da árvore.
Bom, agora é pegar os seus materiais de desenho preferidos e começar a explorar a infinidade de árvores que existem na natureza!25
Este é um post autoral, e a reprodução parcial ou completa deste conteúdo sem autorização da Bariskas, incluindo as imagens autorais, é proibida e protegida por lei. O conteúdo expresso neste texto é de apenas caráter informativo. A Bariskas não se responsabiliza por quaisquer decisões ou ações tomadas por indivíduos decorrentes da leitura deste conteúdo.
Colaboraram para este post junto à equipe Bariskas: Matheus Crespo (@matheus_crespods)