Você já se deparou com aquela brush pen que acabou de comprar, mas depois de usá-la algumas poucas a ponta já desgastou? Pois é, infelizmente isto acontece mais do que gostaríamos! Mas, será que o problema era a qualidade da sua brush pen?
Será que você comprou aquela caneta, achando que era uma ótima escolha, mas no final acredita que não valeu o investimento?
É claro que quando investimos em algo com um valor maior ou com características profissionais, esperamos que o produto tenha um ótimo desempenho, não é? Este é o primeiro erro na hora de comprar sua brush pen! E vamos te explicar o porquê, mas provavelmente o problema não era a qualidade do produto.

A razão das pontas das brush pens desgastarem tem relação direta com o material, sobretudo as pontas – como são feitas, usadas e armazenadas! Saber isso vai ajudar a conservá-las, ou, para aquelas pessoas que já as têm, entender os motivos da ponta desgastar tão rápido e começam a surgir aqueles fiapinhos indesejados.
As pontas das brush pens são feitas de várias cerdas (pelinhos bem fininhos) que juntos dão formato o de pincel.
Existem pontas de cerdas naturais e sintéticas e com ambas devemos tomar os mesmos cuidados. O primeiro deles é onde usar sua brush pen, e esta é a regra de ouro para conservar sua caneta!
Poucas pessoas prestam atenção nisso, mas é preciso ficar atento ao tipo de papel que você está usando. Cada papel é feito de uma forma diferente e possui características únicas. O uso do papel inadequado pode estragar completamente a ponta da sua brush pen.
As folhas de cadernos e folhas sulfite comuns não são lisas, apesar de parecerem!

As fibras desses papéis, quando vistas ao microscópio, ficam todas levantadas, vão enroscando na ponta de sua brush pen e soltando as cerdas da sua pena rapidamente. Quando você menos espera, sua brush pen já está com várias pontinhas. Aí, sua arte não fica legal, o acabamento fica feio e você nunca consegue fazer uma linha sem ter outra ao lado acompanhando.
O ideal é o uso de papéis acetinados ou papéis com menor resistência física, como o papel vegetal.

Ou seja, a superfície em que você usar sua brush pen é tão ou mais importante do que o valor pago pela própria caneta na hora de garantir a sua durabilidade. Aah! Temos mais um segredinho: o modo como você segura e coloca pressão na ponta de sua caneta também influencia a sua vida útil!
Pressionar ou segurar a caneta de maneira errada, ou seja, com muita pressão, faz com que as cerdas se separem mais rápido, deformando sua ponta.
Dependendo da flexibilidade da pena, isso também altera drasticamente o resultado de uso. Então muito cuidado!

Se prestar atenção nesses detalhes garantimos que sua caneta vai durar muito, mas muito mais!
Mas olha, não desencorajamos você a deixar de escrever no seu caderno ou diário. Jamais! A arte não tem lugar ou hora para acontecer. Porém, você precisa saber que quanto mais usar uma brush pen em papéis como esses, mais curta será sua vida útil e você vai, provavelmente, ter que comprar canetas antes do esperado.
Este é um post autoral, e a reprodução parcial ou completa deste conteúdo sem autorização da Bariskas, incluindo as imagens autorais, é proibida. O conteúdo expresso neste texto é de apenas caráter informativo. A Bariskas não se responsabiliza por quaisquer decisões ou ações tomadas por indivíduos decorrentes da leitura deste conteúdo.
Colaboraram para este post junto à equipe Bariskas: Marcella Takahara (@a.mar.artes)