Já imaginou poder expressar toda sua criatividade sem precisar de um papel? Fazer sua arte ganhar forma em paredes, madeiras, cerâmicas, concreto, roupas, bolsas, tênis… em qualquer lugar? Sim, isso É POSSÍVEL!
O mundo é uma grande tela para o artista que usa marcadores permanentes, um tipo especial de caneta/marcador que pode ser usado em diversas superfícies e materiais.
Um marcador permanente, como o próprio nome diz, é permanente, isto é, possui alta aderência à superfície onde foi aplicado.
Seu uso é perfeito para customizar objetos e expressar sua arte por todo lado!
Existem marcadores à base de água, óleo e álcool. Também são encontrados em diversos tamanhos, desde aqueles extra finos, quase uma fineliner (para detalhes), até os mais grossos (para contornos e preenchimento). Em relação à ponta, o céu é o limite: existem marcadores com pontas cônicas, redondas, chanfradas e até mesmo pincel (brush pen)
Cada uma dessas diferenças nos ajuda a conseguir traduzir aquilo que imaginamos em uma arte linda.

Outra característica bem comum dos marcadores é que eles possuem um alto controle do traço, já que suas pontas não são flexíveis – exceção feita àqueles com ponta pincel, claro, que são flexíveis por sua natureza.
Por isso, você provavelmente vai usar seus marcadores em váááááárias artes antes de ter que descarta-lo após sua ponta desgastar, o que faz deste produto uma ótima opção de custo x benefício.
Devido à ampla variedade de tamanhos e tipos de ponta, podemos exagerar na criatividade e conseguir efeitos únicos em nossas artes e customizações.

Independente da base da tinta do marcador (água, óleo ou álcool) você pode usá-lo em várias superfícies, mas em algumas é preciso um cuidado extra. Vidros, canecas e outras superfícies resinadas possuem baixa aderência da tinta, mesmo sendo permanente. Assim, é possível limpar a arte dessas superfícies, já que elas não “absorvem” completamente a tinta – a menos que você use um marcador próprio para este tipo de material. O mesmo acontece para tecidos, que por serem laváveis, requerem o uso de marcadores específicos. Caso contrário, você terá uma surpresa bem desagradável ao lavar sua roupa customizada!
Em geral, é necessário um cuidado maior na hora de limpar objetos com baixa aderência, caso você não queira passar algum verniz para finalizar a arte. Em peças de tecido é comum o uso de alguns tipos de resinas ou ceras para preservar sua arte, como o uso de cera de abelha.
Curtiu conhecer um pouco mais desse mundo? Então solta a sua criatividade e use-a para fazer presentes exclusivos, artes lindas em paredes, ter objetos em casa que ninguém mais terá. E é claro, se for postar no Instagram, marca a gente para conhecermos a sua arte! @bariskas_
gif via GIPHY
Este é um post autoral, e a reprodução parcial ou completa deste conteúdo sem autorização da Bariskas, incluindo as imagens autorais – aquelas sinalizadas com o autor da obra é proibida e protegida por lei. O conteúdo expresso neste texto é de apenas caráter informativo. A Bariskas não se responsabiliza por quaisquer decisões ou ações tomadas por indivíduos decorrentes da leitura deste conteúdo.
Colaboraram para este post junto à equipe Bariskas: Marcella Takahara (@a.mar.artes)