Uma das dificuldades de quem está começando a desenhar é conhecer os materiais básicos e decidir quais usá-los. Por isso, vamos falar mais sobre tipos de lápis e papéis e te ajudar a fazer boas escolhas na hora de comprá-los.
Com certeza você já reparou que existem vários tipos e marcas de lápis. Tem o que todo mundo usa pra escrever, HB e aquele famoso da aula de artes, o 6B. Você sabe o que esse nome significa? Vamos te explicar. Mas, se você estiver com pressa, pode conferir diretamente nossa seleção de produtos para desenho clicando aqui.
O que significam as gradações: H, HB e B?
Podemos dividir eles em 3 grandes grupos: H, HB ou B.
A letra H significa hard, do inglês “duro”. Ou seja, o grafite dele é mais duro. Quanto maior o número na frente do H, ex. 2H, 4H, mais rígido será o grafite e também mais claro será o traço.
A letra B significa black, do inglês “preto”. Ou seja, quanto maior o número do lápis, mais escuro e macio será o seu grafite.
Quando vemos HB escrito quer dizer que esse lápis tem um grafite intermediário: nem tão duro, nem tão escuro.
Para que servem os lápis H, HB e B?
Geralmente os lápis Hs são usados para realizar o início de um esboço e os Bs para definir os traços e detalhes do desenho, podendo até servir para fazer sombra. Por isso é sempre bom ter em mãos pelo menos um lápis H e outro B. O mesmo vale para o grafite da lapiseira.
Sim, você pode encontrar tanto grafites Hs ou Bs, sendo o mais comum o HB. É claro que não podemos esquecer da borracha. Uma boa borracha apaga bem o grafite e também não agride o papel! Aqui na Bariskas você encontra diversas opções de lápis e grafites para lapiseiras em praticamente todas as gradações possíveis de H ou B.
Agora que você já sabe para quê servem os diferentes tipos de lápis, que tal testar sua arte com eles? Marca a gente no instagram (@bariskas_) para vermos!!
Colaboraram para este post junto à equipe Bariskas: Marcella Takahara (@a.mar.artes)