Como acabar com o Bloqueio Criativo?

Já se sentiu pouco criativo em alguns momentos? Se sua resposta foi SIM, talvez você esteja precisando aumentar o seu repertório.

Cada experiência que vive, tudo que observa no seu dia a dia, e os trabalhos artísticos com os quais tem contato formam o seu repertório e é esse conjunto de registros que servirão como base para a sua criação.

Por exemplo: se você deseja desenhar uma árvore, pode ser que venha primeiramente à sua mente aquela árvore que desenhava quando criança com pontinhos vermelhos, a famosa macieira, não é mesmo? Mas se pensar um pouco e se lembrar das árvores que tem ao redor da sua casa, ou até mesmo fazer uma pesquisa em alguns livros e na internet você já terá mais material para a sua criação.

Ou seja, quanto mais conhecemos o mundo mais caminhos criativos podemos trilhar.

Foto por Matheus Crespo (@matheus.crespods)

Queremos te dar algumas dicas super bacanas para que você aumente o seu repertório. Vamos lá?!

Explore o Google Arts and Culture

O Google Arts and Culture é um aplicativo que reúne conteúdos de museus e instituições de arte do mundo inteiro. Imagine ter acesso a centenas de acervos inteiros na palma da sua mão, ou poder dar um mega zoom, num quadro de Van Gogh a ponto de ver cada pincelada! Tudo isso é possível com esse App. Você pode ainda criar coleções para organizar os seus conteúdos preferidos divididos por tema, ou até mesmo fazer pesquisas de obras de arte a partir de cores.

Foto por Matheus Crespo (@matheus.crespods)

Use o Art Daily

Outro aplicativo que vale a pena ter no seu celular é o Art Daily. Como o nome já sugere, esse App te oferece doses diárias de arte. Com 5 minutinhos por dia você pode conhecer uma pintura e descobrir informações sobre o artista e a obra, super prático!

Siga hashtags

Todo criativo já explora o Instagram em busca de referências e para conhecer outros artistas, não é mesmo?! Mas você já pensou em começar a seguir algumas hashtags? Essa é uma prática super simples e eficiente para que você tenha contato com trabalhos mais diversos, além daqueles perfis que já são seus preferidos.

Siga algumas hashtags mais gerais como #artlovers #plasticart #visualart, mas também selecione algumas específicas de temas que são do seu interesse como #geology se você gosta de desenhar montanhas e paisagens por exemplo. Você pode conferir o trabalho de várias pessoas pela hash #bariskas também!

Foto por Matheus Crespo (@matheus.crespods)

Provavelmente você tem um estilo ou técnica preferidos, mas é importante ter contato com outras linguagens e estilos artísticos. Se você ama aquarela que tal procurar alguns trabalhos que utilizem giz pastel e dedicar um tempo para descobrir o que pode aprender com aquele artista, ou até mesmo por que não ter como referência trabalhos de outras linguagens que não sejam de artes visuais?

Adotando esses hábitos você terá seu repertório sempre abastecido e ficará cada vez mais criativo. Agora é só começar a explorar! Explore novos estilos, e marque-nos em suas artes pela #bariskas para vermos!

Este é um post autoral, e a reprodução parcial ou completa deste conteúdo sem autorização da Bariskas, incluindo as imagens autorais, é proibida e protegida por lei. O conteúdo expresso neste texto é de apenas caráter informativo. A Bariskas não se responsabiliza por quaisquer decisões ou ações tomadas por indivíduos decorrentes da leitura deste conteúdo.

Colaboraram para este post junto à equipe Bariskas: Matheus Crespo (@matheus_crespods)

Deixe um comentário