Como criar composições criativas em suas artes?

Como compor uma arte ou um desenho?

Fazer sua arte é como montar peças em um quebra-cabeças, mas muitas vezes sem ter a definição de qual será a imagem final!

Como artista, você tem total liberdade para decidir como seu desenho ou arte vão ficar.

Por isso, vamos falar hoje sobre composição – que é a técnica usada para refletir sobre as formas de selecionar e combinar essas peças e dar vida à sua arte final.

Compor bem um desenho vai te ajudar a contar a sua história com mais clareza, para isso é importante escolher os elementos e pensar nas diferentes maneiras de combiná-los dentro de sua arte. Vamos entender detalhadamente cada um desses pontos a seguir.

Selecione os elementos

O que você deseja desenhar? Essa pode ser uma das primeiras perguntas na hora de criar a sua composição. Qual história deseja contar? Quais elementos podem te ajudar a contar essa história?

Refletir sobre essas três questões pode te dar alguns insights interessantes para começar o desenho.

Vale a pena também fazer uma pesquisa e buscar referências. Está sem criatividade? Então dá uma olhada neste nosso post sobre como ampliar suas referências artísticas!

Uma boa dica para selecionar os elementos de sua arte ou desenho é considerar as semelhanças e diferenças.

Imagine um desenho onde todos os elementos possuem diferentes tons de vermelho, a cor vai conectar cada parte do desenho.

Agora, imagine o mesmo desenho com apenas um elemento azul, esse elemento irá se destacar por conta do contraste provocado entre as cores. O mesmo pensamento pode ser considerado para a forma, tamanho ou até a direção dos elementos. Combinando essas características as possibilidades são infinitas.

Foto por Matheus Crespo (@matheus_crespods)

Não há caminho certo ou errado, então vale a pena experimentar tudo!

Com alguns rabiscos no papel já é possível perceber como uma única escolha pode mudar completamente a narrativa da sua criação.

Monte as peças do quebra-cabeças

Uma vez que você já selecionou os elementos é interessante pensar na posição de cada um deles.

Imagine a seguinte cena há uma pessoa andando na rua: se ela está no meio podemos ficar em dúvida para qual direção ela está indo ou vindo, mas se posicionarmos esse personagem em um dos cantos do papel, seu movimento estará mais definido, não é mesmo?

Foto por Matheus Crespo (@matheus_crespods)

Podemos pegar emprestado da fotografia uma teoria interessante na hora de pensar nisso, a chamada regra dos terços.

Ao dividir o espaço do seu desenho em três tanto na vertical quanto na horizontal, os pontos onde essas linhas se encontram são os pontos onde, geralmente, o olho humano foca primeiro em uma imagem, então vale a pena posicionar os elementos mais importantes da sua imagem em um desses pontos.

Foto por Matheus Crespo (@matheus_crespods)

Esta é uma estratégia simples para criar imagens mais interessantes visualmente, pois nem sempre o elemento focal precisa estar no meio. Deslocá-lo para a esquerda ou para a direita vai dar mais movimento ao seu desenho.

O mesmo racional vale para a linha do horizonte, ela pode estar no meio da página, mas também pode estar no terço de cima, ou de baixo.

Um ótimo exercício para treinar composição é a colagem, escolha uma série de imagens que te chamem atenção e experimente todas as combinações possíveis entre elas, vá fotografando cada composição, no final você terá um ótimo acervo para usar nos seus desenhos.

Agora é só pegar os seus materiais e começar a criar!!! Marque o nosso instagram @bariskas_ quando postar sua arte para a gente ver e compartilhar!

Este é um post autoral, e a reprodução parcial ou completa deste conteúdo sem autorização da Bariskas, incluindo as imagens autorais, é proibida e protegida por lei. O conteúdo expresso neste texto é de apenas caráter informativo. A Bariskas não se responsabiliza por quaisquer decisões ou ações tomadas por indivíduos decorrentes da leitura deste conteúdo.

Foto por Matheus Crespo (@matheus_crespods)

Colaboraram para este post junto à equipe Bariskas: Matheus Crespo (@matheus_crespods)

Deixe um comentário