Como fazer Flourish Lettering?

Você já viu aqueles letterings super refinados, com várias curvas e linhas saindo das letras, dando um ar super chique à ilustração? Ele se chama Flourish Lettering.

Quer aprender esta técnica incrível e fazer letterings incríveis para decorar convites, títulos e etc?

Então confere nossas dicas para você não errar na hora de fazer um Flourish no seu lettering.

Materiais:

Você precisará de:

  • Lápis preto/grafite ou lapiseira
  • Borracha
  • Caneta pincel brushpen
  • Papel próprio para lettering
  • Canetas gel (para decorar e fazer destaques)

Dica 1: Siga os movimentos naturais do desenho das letras.

Sabemos que brush lettering temos que prestar muita atenção no movimento de subir e descer, e é exatamente este movimento que vai indicar por onde o seu flourish vai começar.

Veja o caso da letra M, que fica completa ao fazer o último traço para baixo. Por isso, sabemos que o mais “natural” seria estender esse traço e a partir dele fazer o flourish.

Então aqui vai a nossa primeira dica: siga os movimentos naturais do desenho das letras

O mesmo vale para os movimentos que fizermos no flourish, então deixe sua mão correr livre no papel, assim você acrescentará movimento e o desenho fará sentido. (Gif).

Dica 2: Não cruze linhas grossas com linhas grossas

Se fizermos isso criaremos um “peso” ou um ponto de atenção para aquele local, tirando o foco de todo o resto. Notou como ficou muito carregado? Não tem problema nenhum cruzar linhas finas com finas.

Foto por Marcella Takahara. Reprodução proibida

Dica 3: Preste atenção no balanço do desenho.

Isso quer dizer que se colocarmos muito peso, ou seja, muitos ornamentos em um só local.

O nosso olhar vai diretamente para ele e não no desenho como um todo.

Dica 4: TREINE!

Não podíamos deixar de falar: treino, muuuuuuuito treino!!! Pegue uma folha de papel e um lápis e deixe sua mão correr por ele fazendo movimentos leves indo e vindo no papel. Não há problema nenhum em fazer primeiro um rascunho do desenho com papel e depois passar a caneta.

Assim você pode testar várias formas sem se preocupar se vai gostar ou não. E quando ficar feliz com o resultado aí sim chegou a hora da tinta.

Esperamos que essas dicas te ajude! Arrisque-se! E quando fizer, mostra para gente lá no insta! É só marcar @bariskas_ ou usar a hashtag #bariskas em suas postagens!

Foto por Marcella Takahara. Reprodução proibida

Este é um post autoral, e a reprodução parcial ou completa deste conteúdo sem autorização da Bariskas, incluindo as imagens autorais, é proibida e protegida por lei. O conteúdo expresso neste texto é de apenas caráter informativo. A Bariskas não se responsabiliza por quaisquer decisões ou ações tomadas por indivíduos decorrentes da leitura deste conteúdo.

Colaboraram para este post junto à equipe Bariskas: Marcella Takahara (@a.mar.artes)

 

Deixe um comentário