TUTORIAL: Desenhe folhas em 5 etapas!

Desenhar folhas pode ser muito mais fácil do que você imagina!

Como já ensinamos você a desenhar flores em nosso últimpo post, agora é a hora de ensinar a esboçar folhas! Caso não tenha visto nosso último tutorial, é só clicar AQUI para ver.

Algumas folhas chamam atenção pela sua textura, outras pela coloração, ou formato, seja qual for a característica elas são uma grande fonte de inspiração para quem ama o universo botânico. Por isso, separamos três folhagens lindas e super fáceis para você desenhar AGORA MESMO! Então já pega o seu material preferido e vem fazer arte com a gente!

Costela de Adão

Vamos começar pela planta que fez sucesso no pinterest e ganhou um espaço especial no coração de muitos. O seu formato super detalhado e peculiar é o que mais se destaca nela.

Passo 1: Desenhá-la é simples, começamos com um formato oval e no centro trace uma linha levemente inclinada, ela será o veio principal da folha.

Imagem com traços em lápis esboçando uma folha
Foto por @matheus_crespods para Bariskas. Reprodução proibida

Passo 2: O próximo passo é marcar os recortes da folha que dão esse formato de costela, para isso trace cerca de 5 linhas em cada um dos lados, acompanhando esse formato oval.

Imagem com traços em lápis esboçando uma folha
Foto por @matheus_crespods para Bariskas. Reprodução proibida

Passo 3: Agora é só começar a modelar tudo, acrescentando curvas suaves a cada uma das partes da costela. Repare que a parte superior é arredondada enquanto a parte inferior tem uma ponta.

Passo 4: Para trazer ainda mais naturalidade ao seu desenho mais deixe algumas linhas delicadamente onduladas. Na parte superior da folha há uma entrada, como se fosse um “v”, capriche nessa curva para deixar sua costela de adão ainda mais elegante.

Passo 5: Prontinho, basta se dedicar agora aos detalhes, faça alguns buraquinhos ao longo da folha, finalize os veios e crie alguns pontos de sombra para dar mais volume e já terá uma costela de adão para chamar de sua.

Ginkgo Biloba

A próxima folha que desenharemos é de uma planta cheia de curiosidades, ela existe desde a época dos dinossauros, além de ser super conhecida pelas suas propriedades medicinais. Por ter um formato super delicado, cheio de curvas e veios, é ótima exercitar suas técnicas de desenho.

Passo 1: Comece traçando um formato semelhante à um diamante com uma linha vertical no centro para marcar o caule.

Foto por @matheus_crespods para Bariskas. Reprodução proibida

Passo 2: Em seguida crie uma curva na parte superior em direção ao centro com o formato de “v”, como se fosse uma divisão da folha.

Passo 3: O próximo passo é trabalhar no contorno, repare que a extremidade da folha é bastante detalhada e ondulada, então deixe a sua linha dançar livremente nessa parte.

Passo 4: Para finalizar crie veios que vão em direção ao centro preenchendo toda a folha, o segredo aqui é dar mais destaque a alguns traços, criando um certo contraste. Fácil e muito linda não é mesmo?

Maranta Tricolor

Nossa última folha é a maranta-tricolor. Embora o seu formato não seja super diferente como as outras folhas que desenhamos, ela possui uma coloração muito especial, uma verdadeira pintura.

Exemplificamos aqui no tutorial como criar esse desenho com lápis, mas incentivamos que você experimente com todos os materiais que quiser, vale aquarela, lápis de cor, marcadores, canetas brush e etc.

Passo 1: Comece com uma linha na diagonal e em volta dela um formato de folha mais alongado e com algumas curvas maiores, destacando a extremidade superior bem pontiaguda.

Passo 2: Para o caule basta fazer uma linha vertical na extremidade inferior.

Foto por @matheus_crespods para Bariskas. Reprodução proibida

Passo 3: O formato é bem simples mesmo, agora trace algumas linhas laterais para marcar as manchas da folha, aqui fizemos três manchas maiores, mas você pode variar o quanto desejar.

Foto por @matheus_crespods para Bariskas. Reprodução proibida

Passo 4: Em seguida, vamos preencher essas áreas criando tons claros, médios e escuros, é isso que realmente chama atenção nessa folha. Não se preocupe em preencher as áreas uniformemente, na verdade se o preenchimento ficar manchado, melhor ainda. Lembre-se de acompanhar o formato curvilíneo da folha, evite linhas duras e retas.

Passo 5: Nos toques finais crie pequenas manchas e sua maranta estará pronta.

Viu só como desenhar folhas pode ser um exercício super bacana para aprimorar suas habilidades artísticas e relaxar? Agora é só continuar se inspirando nesse universo, descobrindo outras espécies, ou até mesmo criando as suas próprias folhas. Marque a gente em suas postagens no instagram, para vermos seu progresso e compartilhar ele com nossa comunidade artística!

Este é um post autoral, e a reprodução parcial ou completa deste conteúdo sem autorização da Bariskas, incluindo as imagens autorais, é proibida e protegida por lei. O conteúdo expresso neste texto é de apenas caráter informativo. A Bariskas não se responsabiliza por quaisquer decisões ou ações tomadas por indivíduos decorrentes da leitura deste conteúdo.

Colaboraram para este post junto à equipe Bariskas: Matheus Crespo (@matheus_crespods)

Deixe um comentário